domingo, 6 de maio de 2012

O que é a T.O na reabilitação física?





A atuação da Terapia Ocupacional na Reabilitação Física nasceu vinculada à história da 2°guerra mundial, atendendo aos seqüelados de guerra, que voltavam com problemas físicos e psicológicos. Neste contexto, foi privilegiado o cuidado com os problemas motores da incapacidade física, priorizando como foco da intervenção a reabilitação na doença, instruindo o paciente a viver dentro dos limites de sua capacidade.
Ao longo do tempo, a Terapia ocupacional ampliou o seu campo de atuação, acompanhando os avanços da área da saúde, o que fez com que o T.O  assumisse novas  dimensões no seu trabalho. Deste modo, o terapeuta ocupacional que trabalha nessa área, mesmo agindo diretamente sobre o corpo monta recursos e desenvolve procedimentos que atuam também sobre a mente e podem promover a inserção social do indivíduo, melhorando a qualidade de vida e independência tanto no seu desempenho funcional quanto ocupacional no cotidiano. O terapeuta ocupacional se utiliza de muitas técnicas, entre elas está o treino das Atividades de Vida diária (AVD’s),(alimentação, higiene pessoal, locomoção, vestuário) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD’s)( cuidado com os outros,comunicação,locomoção,limpeza,compras).

Porém, é importante ressaltar que o terapeuta ocupacional na reabilitação física, através da prática das AVD’s e AIVD’s não pode orientar-se somente pelo objetivo de tornar o indivíduo capaz de fazer algo. Dessa forma, há o favorecimento de construção de habilidades e várias possibilidades que delineiam a práxis (fazer humano), abrindo um campo de possibilidades reais de acesso à significação de gestos e ações que conduzirão o paciente à conquista da independência, e à organização do  seu bem-estar pessoal.
Dessa forma, Tornando o indivíduo sujeito de seu processo de tratamento, levando-o entender e compreender sua doença, suas probabilidades reais de recuperação, seus limites corporais e a busca de significação deste indivíduo para o sentido de ser, que vai possibilitá-lo absorver, tomar posse do seu próprio mundo, do seu dia-a-dia , do seu cotidiano.

Um comentário: