domingo, 6 de maio de 2012

Grupo de terapia ocupacional para tímidos


   Timidez(t.o)

                      

A Timidez pode ser definida como o desconforto e o acanhamento  em situações de interação pessoal que interferem na realização do indivíduo na vida. A falta de espontaneidade costuma ser a causa de muitos obstáculo e sofrimento psíquico. Os tímidos deixam de realizar-se em suas próprias vidas em todos os aspectos profissional e pessoal por medo de se expressarem com espontaneidade. 

A dificuldade em expressar-se espontaneamente normalmente está relacionada ao medo do que os outros vão falar e pensar ao seu respeito. E eles têm o medo de não serem aceitos. Em alguns casos mais graves pode-se chegar à Fobia Social. Nesse caso a Timidez intensa significa ansiedade intensa em situações sociais onde tenha que apresentar um bom desempenho profissional e social diante de outras pessoas e, que leva ao sofrimento e perdas de oportunidades na vida em tudo.

Dessa forma, os tímidos tem a crença de que sempre tem que causar uma boa impressão e que sempre têm que ser bom em tudo  para serem aceitos pelas pessoas ou por eles mesmos. Ou a de que eles não podem errar para mostrar o seu valor no cotidiano. Sentimentos de inferioridade costumam serem os causadores da falta de espontaneidade, pois ao se sentir menor que as demais pessoas não se sentem a vontade para se expressarem.

Você tem se achado inadequado e esquisito e um pouco antissocial por causa de sua timidez? Você esta na escola, faculdade e, no trabalho e, se sente inibido nas apresentações?Você tem dificuldade de se aproximar das pessoas? A timidez apresenta-se tão extrema a ponto de impedir a pessoa de ter uma vida normal em situações sociais. E faz com que ela deixe de realizar-se e, perde várias oportunidades no âmbito profissional e pessoal e, impedi  de lutar por seus direitos e de expressar suas próprias opiniões ou valores diante dos outros. Dessa forma, dificulta a aproximação com outras pessoas e, impede de fazer novas amizades ou de experimentar novas experiências que poderiam ser enriquecedoras e produtivas. 




O que é o Grupo de Terapia Ocupacional para Tímidos?
   

O grupo de Terapia Ocupacional para tímidos tem como finalidade ajudar o tímido nas situações de exposição do cotidiano que geram ansiedade. Ampliando a sua capacidade de resiliência e de se adaptar a novas situações do dia-a-dia. Diminuindo o seu grau de timidez e, aumentando a sua participação social.Existem dois grupos de terapia ocupacional para tímidos.O primeiro é voltado para adolescentes é  o segundo voltado para adultos.

Objetivos

 ·       O grupo de terapia ocupacional tem a proposta de compartilhar experiências, angústias, descobertas e, vivenciar novas possibilidades  de atuação no cotidiano.

·       Promover o alívio da ansiedade em situações especificas e, reforçar a autoestima.

·  Ampliar seu desempenho e participação social, através de instrumentos que envolvam o fazer humano em um processo dinâmico e relacional.

·Desperta o interesses e construção de novas habilidades. Dessa forma, Desenvolvendo a criatividade a, expressão e, melhorando os papeis sociais. Através de atividades expressivas analisadas e, escolhida pelos participantes do grupo.

·   Propor um  espaço de construção e de facilitação da comunicação verbal e não verbal.






Você também pode se interessar por esses assuntos:

Grupo de gerenciamento da dor


O que é o grupo de gerenciamento da dor da Terapia Ocupacional?

 
            O grupo tem por finalidade ajudar a amenizar os quadros de dores físicas que podem ter sua origem na má postura nas atividades de vida diária que podem agravar devido a quadros depressivos e ansiosos.

Objetivos:
O Grupo de Gerenciamento da dor irá utilizar como recursos terapêuticos ocupacionais:
·   Os participantes aprendem técnicas de alongamento, automassagem e relaxamento e instruem-se sobre como obter um melhor desempenho nas atividades cotidianas, desprendendo menos esforço nas mesmas.

·    Os aspectos psicológicos são trabalhados e experiências e histórias dos participantes são compartilhadas e aflições são divididas.

·   Instruir os participantes de que não precisam mudar o que faziam, mais, a forma como desempenhavam determinadas atividades.

·  Mostrar ao paciente que ele pode inserir em seu dia–a-dia algumas práticas que minimizam suas dores.
   

O que é a T.O na reabilitação física?





A atuação da Terapia Ocupacional na Reabilitação Física nasceu vinculada à história da 2°guerra mundial, atendendo aos seqüelados de guerra, que voltavam com problemas físicos e psicológicos. Neste contexto, foi privilegiado o cuidado com os problemas motores da incapacidade física, priorizando como foco da intervenção a reabilitação na doença, instruindo o paciente a viver dentro dos limites de sua capacidade.
Ao longo do tempo, a Terapia ocupacional ampliou o seu campo de atuação, acompanhando os avanços da área da saúde, o que fez com que o T.O  assumisse novas  dimensões no seu trabalho. Deste modo, o terapeuta ocupacional que trabalha nessa área, mesmo agindo diretamente sobre o corpo monta recursos e desenvolve procedimentos que atuam também sobre a mente e podem promover a inserção social do indivíduo, melhorando a qualidade de vida e independência tanto no seu desempenho funcional quanto ocupacional no cotidiano. O terapeuta ocupacional se utiliza de muitas técnicas, entre elas está o treino das Atividades de Vida diária (AVD’s),(alimentação, higiene pessoal, locomoção, vestuário) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD’s)( cuidado com os outros,comunicação,locomoção,limpeza,compras).

Porém, é importante ressaltar que o terapeuta ocupacional na reabilitação física, através da prática das AVD’s e AIVD’s não pode orientar-se somente pelo objetivo de tornar o indivíduo capaz de fazer algo. Dessa forma, há o favorecimento de construção de habilidades e várias possibilidades que delineiam a práxis (fazer humano), abrindo um campo de possibilidades reais de acesso à significação de gestos e ações que conduzirão o paciente à conquista da independência, e à organização do  seu bem-estar pessoal.
Dessa forma, Tornando o indivíduo sujeito de seu processo de tratamento, levando-o entender e compreender sua doença, suas probabilidades reais de recuperação, seus limites corporais e a busca de significação deste indivíduo para o sentido de ser, que vai possibilitá-lo absorver, tomar posse do seu próprio mundo, do seu dia-a-dia , do seu cotidiano.

Como manter a casa arrumada?














Como manter a casa arrumada?(T.O)


Você sente dores e cansaço excessivo após fazer a faxina semanal?Ou deixa de sair e de fazer atividades de lazer para arrumar casa?Por causa do perfeccionismo e, nunca se sente satisfeita com a organização. Ou você se acostumou a deixar a casa bagunçada e isso passou a ser normal!Você pode pedir auxílio a um Terapeuta Ocupacional. Provavelmente você não está trabalhando com a postura corporal correta, ou não esta se organizando para fazer as suas tarefas diárias. Conservar a casa limpa e em ordem é necessário e, ajuda a se organizar no dia-a-dia. Esse espaço doméstico interfere na vida das pessoas mais do que elas imaginam, uma vez que nas suas atitudes o ser humano sofre influências do meio em que vive em suas decisões, em suas diversas culturas e suas ações nesse contexto resultam da junção destes vários fatores. Contudo, arrumar cansa e pode, até mesmo, causar dores e, tomar todo o seu tempo. Ao realizar as atividades do dia-a-dia, há gasta de energia articular, que tem a ver com esforço físico. No entanto, se as atividades forem praticadas de forma correta e, controlar o tempo da arrumação pode ser a chave para administrar a vida para quem trabalha fora, tem filhos e cuida das necessidades domésticas vai sobrar disposição para fazer outras atividades significativas. E homens e mulheres vão ficar sem dor na execução dessas atividades domésticas.

Muitos objetos e atividades trazem lembranças da infância o de acontecimentos significativos no ambiente familiar. Um tapete feito pela avó pode trazer lembranças agradáveis de bons momentos vividos ou um jogo de  cartas com o vovô.Contudo, se as pessoas fossem  guardar somente o tapete!Acontece que as pessoas guardam uma infinidade de objetos que acabam ocupando espaço na casa. A cadeira do avô, o quadro da mãe, as roupas do pai e uma infinidade de roupas e calçados que as pessoas não usam mais. É importante as pessoas praticarem o desapego e, doar objetos que não utilizam mais para as pessoas que mais precisam. E não ficarem guardando um tapete ou outro utensílio velho e inútil. Pois, a recordação e o sentimento que pessoa tem sobre aquele objeto tem um valor sentimental, todavia ela não precisa guardar mais aquele objeto para se lembrar.

Entretanto, quando as crianças criam num ambiente desorganizado ou os adolescentes não cooperam nas atividades do cotidiano se desorganizam na vida. Esses adolescentes acostumam achar a desorganização super normal e até veem graça e contam para os amigos! Eles acostumam com a bagunça e passam a gostar dela. Contudo, o seu quarto não é a única área da sua vida que está bagunçada!

Acontece que eles nunca se organizam e nunca acordam, nem dormem, nem chegam aos lugares na hora certa! Nem sabem como trabalhar, por que são desorganizados no trabalho e, quando vão numa entrevista de emprego ficam procurando as roupas mascadas no chão e, não encontram o currículo, por que não estão no lugar certo! Não conseguem passar num concurso por que não conseguem organizar os horários de estudo. Depois, correm para cama e tiram tudo (cadernos, mochila, roupas, meias) o que está em cima dela e colocam em qualquer lugar aumentando a bagunça do quarto. E o que eles fazem? As pessoas veem ele como desleixado e preguiçoso e, futuramente ele ira querer que a sua esposa faça todas tarefas diárias.Afinal no seu entendimento arrumar a casa é coisa de mulher.E isso pode até ser o motivo do terminar do seu casamento!

Deste modo, é importante ressaltar, por exemplo, que os pais não devem arrumar o ambiente doméstico de seus filhos e, esperar que eles mantenham o ambiente limpo. As tarefas devem se divididas na casa e, as crianças de acordo com a sua idade vão gradativamente aos poucos sendo incumbidas por determinadas atividades e, aprendem e, gostam de ser organizadas.

 Deste modo, as interações nas atividades domésticas são fundamentais para o processo de inserção da criança e do adolescente no mundo, independe do seu sexo. Possibilitando a atividade doméstica ser uma via de transmissão de valores e, expressão de sentimentos de reciprocidade e, responsabilidade entre a família. São as atividades e questões rotineiras que compõem os acontecimentos diários da vida dos indivíduos. E é este cotidiano, ou seja, as atividades que compõe esse cotidiano que configuram como o principal campo de estudo e especificidade do Terapeuta Ocupacional.

O que é Terapia Ocupacional na saúde mental?













O que é Terapia Ocupacional na saúde mental?

A TERAPIA OCUPACIONAL na área da Saúde Mental é uma técnica de intervenção diferenciada. Segundo Rui Chamone para que o processo terapêutico ocupacional ocorra é fundamental e obrigatória à presença de cinco elementos constantes: o material, a ferramenta, o objeto, o terapeuta e o paciente. O material, a ferramenta e, o objeto mediam a relação entre o terapeuta e o paciente. A construção do objeto concreto representa o mundo interno e externo do paciente. O objeto possui uma naturalidade que são suas características físicas (peso, temperatura, densidade, etc); e também uma materialidade, que é a significação e subjetividade que se dá ao material. Assim sendo, quando se trabalha com argila, as sensações e as ações sobre esse material serão completamente diferentes quando se trabalha com a lã. Os sentimentos, os significados e outros conteúdos internos que esses materiais evocam também poderão ser diferentes. Neste encontro, através das atividades, o paciente terá a oportunidade de adquirir conhecimento de si do mundo, onde ele expressara e reproduzirá em suas atividades suas vivências pessoais, culturais, históricas e políticas.

Fazendo o indivíduo torna-se sujeito de seu processo de tratamento devolvendo a sua liberdade e, o estimulado a criar com criatividade, com a finalidade dele se comunicar entre o consciente e o inconsciente. Dessa forma, ele passa a refletir e elaborar a sua experiência vivenciada para que possa ocorrer uma mudança.

A terapia Ocupacional auxilia o indivíduo a analisar a sua subjetividade com as suas atividades, transformando e atribuindo novos significados a sua vida. Deste modo, os sentimentos negativos são trabalhados e liberados nas concretizações das obras como música, teatro, dança artes plásticas, atividades do cotidiano e, atividades significativas na vida do sujeito. 


Você também pode se interessar por esses assuntos?