domingo, 12 de agosto de 2012






Qual a  diferença entre  terapia OCUPACIONAL e FISIOterapia?

Algumas pessoas desconhecem a diferença entre a  FISIOterapia e a Terapia OCUPACIONAL, acreditando que uma substitui a outra, ou mesmo não existe diferença entre as profissões.

A FISIOterapia e a Terapia OCUPACIONAL são profissões distintas, ambas da área da saúde, de formação de nível superior. FISIOterapeutas e Terapeutas OCUPACIONAIS são profissionais que cuidam da saúde de maneira diferente, com recursos terapêuticos diferentes e trabalham de forma complementar.

Uma pessoa pode ser atendida por um FISIOterapeuta e um Terapeuta OCUPACIONAL para cuidar de um mesmo problema ou mesmo de problemas diferentes.

O Terapeuta OCUPACIONAL trabalha com ATIVIDADE HUMANAS, planeja e organiza o cotidiano (dia a dia), possibilitando melhor qualidade de vida. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação,  emoções, desejos, habilidades, organização do tempo, conhecimento do corpo em ATIVIDADE, utilização dos recursos tecnológicos como próteses, órteses, adaptações, tecnologias assistivas e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia na realização das ATIVIDADES cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de independência e de autonomia possível em toda e qualquer ATIVIDADE.

O Terapeuta OCUPACIONAL se ocupa da realização de ATIVIDADES desde as mais simples como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, as mais complexas, como dirigir um automóvel ou dirigir uma empresa promovendo, prevenindo,  desenvolvendo, tratando, recuperando pessoas ou grupo de pessoas que apresentem quaisquer alterações na realização de ATIVIDADES de autocuidado ou de interação social, melhorando o desempenho funcional e reduzindo as desvantagens.

O FISIOterapeuta trabalha  com recursos FÍSICOS, voltados à promoção prevenção, tratamento e recuperação de pessoas que apresentem alterações do MOVIMENTO e suas consequências. Seu interesse está relacionado ao bom funcionamento do corpo, desde as funções FISIOlógicas corporais básicas de respiração até as funções mais complexas que envolvem vários sistemas do corpo. Utiliza recursos manuais e tecnológicos como aparelhos elétricos objetivando o maior grau de independência possível na realização dos MOVIMENTOS necessários, (pré requisito para   a realização das ATIVIDADES cotidianas a serem restauradas pela Terapeuta OCUPACIONAL) proporcionado melhor desempenho FISIOlógico das funções corporais e reduzindo danos.

O FISIOterapeuta se ocupa do corpo em MOVIMENTO, desde os MOVIMENTOS mais simples e reflexos,  aos mais complexos e integrados, em sua maioria necessitará em sua ambiência doméstica e de trabalho, nos espaços hurbanos e rurais favorecendo a locomoção e interação necessárias à participação nestes espaços sociais, o autoconhecimento  corporal e exploração de potencialidades CINÉTICAS (motoras) em busca de melhor FISIOlogia dos sistemas corporais e consequente  qualidade de vida.


Consulte um FISIOterapeuta e um Terapeuta OCUPACIONAL e saiba o que eles podem fazer pela sua saúde.



                                     Terapia OCUPACIONAL:







                                                        Fisioterapia:




Nenhum comentário:

Postar um comentário