domingo, 6 de maio de 2012

O que é Terapia Ocupacional na saúde mental?













O que é Terapia Ocupacional na saúde mental?

A TERAPIA OCUPACIONAL na área da Saúde Mental é uma técnica de intervenção diferenciada. Segundo Rui Chamone para que o processo terapêutico ocupacional ocorra é fundamental e obrigatória à presença de cinco elementos constantes: o material, a ferramenta, o objeto, o terapeuta e o paciente. O material, a ferramenta e, o objeto mediam a relação entre o terapeuta e o paciente. A construção do objeto concreto representa o mundo interno e externo do paciente. O objeto possui uma naturalidade que são suas características físicas (peso, temperatura, densidade, etc); e também uma materialidade, que é a significação e subjetividade que se dá ao material. Assim sendo, quando se trabalha com argila, as sensações e as ações sobre esse material serão completamente diferentes quando se trabalha com a lã. Os sentimentos, os significados e outros conteúdos internos que esses materiais evocam também poderão ser diferentes. Neste encontro, através das atividades, o paciente terá a oportunidade de adquirir conhecimento de si do mundo, onde ele expressara e reproduzirá em suas atividades suas vivências pessoais, culturais, históricas e políticas.

Fazendo o indivíduo torna-se sujeito de seu processo de tratamento devolvendo a sua liberdade e, o estimulado a criar com criatividade, com a finalidade dele se comunicar entre o consciente e o inconsciente. Dessa forma, ele passa a refletir e elaborar a sua experiência vivenciada para que possa ocorrer uma mudança.

A terapia Ocupacional auxilia o indivíduo a analisar a sua subjetividade com as suas atividades, transformando e atribuindo novos significados a sua vida. Deste modo, os sentimentos negativos são trabalhados e liberados nas concretizações das obras como música, teatro, dança artes plásticas, atividades do cotidiano e, atividades significativas na vida do sujeito. 


Você também pode se interessar por esses assuntos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário