domingo, 6 de maio de 2012

Grupo de terapia ocupacional para tímidos


   Timidez(t.o)

                      

A Timidez pode ser definida como o desconforto e o acanhamento  em situações de interação pessoal que interferem na realização do indivíduo na vida. A falta de espontaneidade costuma ser a causa de muitos obstáculo e sofrimento psíquico. Os tímidos deixam de realizar-se em suas próprias vidas em todos os aspectos profissional e pessoal por medo de se expressarem com espontaneidade. 

A dificuldade em expressar-se espontaneamente normalmente está relacionada ao medo do que os outros vão falar e pensar ao seu respeito. E eles têm o medo de não serem aceitos. Em alguns casos mais graves pode-se chegar à Fobia Social. Nesse caso a Timidez intensa significa ansiedade intensa em situações sociais onde tenha que apresentar um bom desempenho profissional e social diante de outras pessoas e, que leva ao sofrimento e perdas de oportunidades na vida em tudo.

Dessa forma, os tímidos tem a crença de que sempre tem que causar uma boa impressão e que sempre têm que ser bom em tudo  para serem aceitos pelas pessoas ou por eles mesmos. Ou a de que eles não podem errar para mostrar o seu valor no cotidiano. Sentimentos de inferioridade costumam serem os causadores da falta de espontaneidade, pois ao se sentir menor que as demais pessoas não se sentem a vontade para se expressarem.

Você tem se achado inadequado e esquisito e um pouco antissocial por causa de sua timidez? Você esta na escola, faculdade e, no trabalho e, se sente inibido nas apresentações?Você tem dificuldade de se aproximar das pessoas? A timidez apresenta-se tão extrema a ponto de impedir a pessoa de ter uma vida normal em situações sociais. E faz com que ela deixe de realizar-se e, perde várias oportunidades no âmbito profissional e pessoal e, impedi  de lutar por seus direitos e de expressar suas próprias opiniões ou valores diante dos outros. Dessa forma, dificulta a aproximação com outras pessoas e, impede de fazer novas amizades ou de experimentar novas experiências que poderiam ser enriquecedoras e produtivas. 




O que é o Grupo de Terapia Ocupacional para Tímidos?
   

O grupo de Terapia Ocupacional para tímidos tem como finalidade ajudar o tímido nas situações de exposição do cotidiano que geram ansiedade. Ampliando a sua capacidade de resiliência e de se adaptar a novas situações do dia-a-dia. Diminuindo o seu grau de timidez e, aumentando a sua participação social.Existem dois grupos de terapia ocupacional para tímidos.O primeiro é voltado para adolescentes é  o segundo voltado para adultos.

Objetivos

 ·       O grupo de terapia ocupacional tem a proposta de compartilhar experiências, angústias, descobertas e, vivenciar novas possibilidades  de atuação no cotidiano.

·       Promover o alívio da ansiedade em situações especificas e, reforçar a autoestima.

·  Ampliar seu desempenho e participação social, através de instrumentos que envolvam o fazer humano em um processo dinâmico e relacional.

·Desperta o interesses e construção de novas habilidades. Dessa forma, Desenvolvendo a criatividade a, expressão e, melhorando os papeis sociais. Através de atividades expressivas analisadas e, escolhida pelos participantes do grupo.

·   Propor um  espaço de construção e de facilitação da comunicação verbal e não verbal.






Você também pode se interessar por esses assuntos:

4 comentários:

  1. Olá Chaiton!
    Tudo bem? Seja bemvindo ao meu blog www.psicologaregina.blogspot.com, gostei muito de conhecer o seu, ja estou te seguindo!
    Minha irmã também é T.O., mora em Aracaju, trabalha a domicilio com idosos!
    Abraços
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. OI Regina, eu também gostei do seu blog!Que bom que você conhece o trabalho do T.O.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, qual o endereço que tem esta terapia em grupo?

    ResponderExcluir
  4. como é esta terapia e como eu faço para participar

    ResponderExcluir